lunes, 7 de abril de 2014

Liturgia das Horas



A Liturgia das Horas (também chamada Ofício Divino) é a oração pública e comunitária oficial da Igreja Católica.
A palavra ofício vem do latim "opus" que significa "obra". É o momento de parar em meio a toda a agitação da vida e recordar que a Obra é de Deus.
Consiste basicamente na oração quotidiana em diversos momentos do dia, através de Salmos e cânticos, da leitura de passagens bíblicas e da elevação de preces a Deus. Com essa oração, a Igreja procura cumprir o mandato que recebeu de Cristo, de orar incessantemente, louvando a Deus e pedindo-Lhe por si e por todos os homens.
..............................................................................................

A Liturgia das Horas, também conhecida como Divino Ofício, é uma pratica oficial da Igreja Católica. Consiste basicamente em rezar durante diversos momentos do dia, levando a prece e fazendo com que as pessoas elevem o pensamento a Deus durante o cotidiano. Na Liturgia das Horas são utilizadas passagens bíblicas diversas, em especial salmos e cânticos.

A igreja Católica recomenda celebrar a Liturgia das Horas sempre que possível de maneira comunitária. De preferência com a presença de um padre ou presbítero, mas não é vedada sua pratica a nenhum membro da Igreja. Significa que um leigo pode executar sozinho a liturgia, assim como pode fazê-lo na companhia de outras pessoas. A única diferença é que para os ministros da Igreja a Liturgia das Horas é um dever e deve ser feita quatro vezes ao longo do dia, não tendo um leigo a mesma obrigação.

A prática de diversas orações cotidianas é antiga e remete aos costumes judaicos. Durante séculos foi executada de forma constante em conventos e monastérios. Para entender como rezar a liturgia das horas, siga os passos a seguir. 

Para rezar você precisa do livro: Liturgia das Horas.

Instruções
1
Celebre a manhã. A oração chamada Laudes deve ser feita no inicio do dia e é uma expressão de louvor. Compreende uma introdução, um hino diferente para cada dia da semana, três Salmos e dois cânticos intercalados, além de uma leitura breve de certas passagens da Bíblia. Na parte final são feitas preces para consagrar o dia de trabalho a Deus, e é rezado o Pai Nosso.
2
Celebre a tarde. A oração denominada Hora média deve ser executada em qualquer momento entre as nove da manhã e as três da tarde. Agradece-se pela manhã e pelo início da tarde. É composta por uma introdução, um hino, três Salmos, uma leitura breve e a oração conclusiva.

3
Celebre a noite. Essa oração é chamada Vésperas e deve ser feita entre o entardecer e o começo da noite. É composta por uma introdução, hino, dois salmos, um cântico, uma leitura breve do Novo Testamento. Termina com o cântico evangélico e em seguidas são feitas preces e intercessões incluindo uma prece pelos falecidos, um Pai Nosso e uma oração conclusiva.
4


Celebre a hora de dormir. Essa oração é chamada Completas e deve ser praticada antes de dormir. É composta por uma introdução, um ato de contrição, dois hinos, dois salmos e uma leitura breve. É concluída com uma oração final e uma antífona de Nossa Senhora.

No hay comentarios: